Menu

Paulo Negreiros/Congresso em Foco

Equipe brinda as conquistas alcançadas em 2017, certa de que pode fazer mais e ainda melhor em 2018

 

Como acontece ano após ano, novamente o Congresso em Foco teve em 2017 um notável salto na audiência. Dessa vez, o destaque foi o crescimento das páginas visitadas. Segundo o Google Analytics, foram acessadas 41,4 milhões de páginas, o que representou um aumento de quase 81% em relação ao ano anterior.

Também cresceram os números relativos ao tempo de permanência no site (50%), total de páginas acessadas por visita (46%), visitas (24%) e usuários únicos (18%). Ao mesmo tempo, caiu a chamada taxa de rejeição, que mede o percentual de leitores e leitoras que deixaram o site sem acessar uma segunda página de conteúdo. Nesse caso, a queda foi superior a 52% – veja no gráfico abaixo os números em detalhes.

Em resumo, o Congresso em Foco atingiu mais gente e essas pessoas ficaram mais tempo em nossas páginas, nas quais também consumiram maior volume de conteúdo. Um feito, sem dúvida, excepcional para um veículo jornalístico dedicado à política nacional e que em 2016 havia alcançado sucessivos recordes de audiência ao cobrir o impeachment de Dilma Rousseff, período em que também se consolidou como um dos meios de comunicação brasileiros mais citados pela mídia internacional.

A base de comparação foi prejudicada ainda pelo fato de em novembro de 2016 este site ter alcançado, num só dia, uma audiência absolutamente inesperada para um veículo segmentado, produzido por uma equipe relativamente pequena.

2017 foi ainda o ano em que avançamos muito na realização de eventos, sobretudo no que diz respeito aos projetos Diálogos Congresso em FocoPrêmio Congresso em Foco.O primeiro deles explora algo que pode ser chamado de “jornalismo de soluções” e tem como objetivo debater com a sociedade não apenas problemas concretos, mas também possíveis saídas para enfrentá-los. Já o prêmio completou ano passado sua décima edição, solidificando-se como a melhor referência para identificar os parlamentares federais mais bem avaliados pela população, servindo-se para isso do olhar dos próprios eleitores (que votam em um processo monitorado pela APCF), dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e de um júri especializado de alto nível.

Outro marco foi o lançamento do Painel do Poder, uma ferramenta de pesquisa pela qual consultamos periodicamente os principais líderes do Parlamento brasileiro para detectar tendências e explorar percepções, aprimorando as informações entregues gratuitamente em nosso site e atendendo a demandas customizadas, que podem ser atendidas sob encomenda.

Finalmente, ampliada para 84 páginas e agora em periodicidade semestral, a Revista Congresso em Foco faz o que tomadores de decisão e formadores de opinião reconhecem ser o mais completo e independente balanço das atividades do Congresso e da política, com um total de 53 mil exemplares digitais e impressos (entre aqui para comprar).

Por tudo isso começamos 2018 com energia renovada, certos de que temos muito a contribuir para a disseminação de informações confiáveis no ano em que serão definidos o futuro presidente da República, seu vice e os novos governadores, senadores e deputados. Como sabemos que está condenado à morte o jornalismo que se alimenta de glórias do passado, estamos preparando muitas novidades para merecer cada vez mais a sua audiência – pela qual agradecemos profundamente sensibilizados.

>> Veja neste vídeo como funciona o Congresso em Foco “por dentro”

>> Outras matérias sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

20/01/2018 20:21
20/01/2018 14:42
 
20/01/2018 14:04
20/01/2018 09:47
Voltar ao topo