Menu

Congresso em Foco

Se você ainda não votou, vá direto à página de votação e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2017

 

Jornalistas de 45 veículos de comunicação participaram da votação do Prêmio Congresso em Foco 2017 para a escolha dos melhores parlamentares do ano. Ao todo 73 profissionais de imprensa que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados entre os dias 4 e 11 de setembro. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.

<< Vá à página de votação e participe

De acordo com o regulamento, não puderam participar da votação os profissionais vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como aqueles que exercem o cargo de assessor(a) de deputado(a) federal ou senador(a), de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.

Cada jornalista votou em até dez deputados(as) e no máximo cinco senadores(as). Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.

O resultado da votação só será conhecido em 19 de outubro, quando serão premiados todos os congressistas contemplados nas duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e nas três categorias especiais (combate à corrupção e ao crime organizado, defesa da agropecuária e defesa da seguridade).

<< Veja a última parcial da votação na internet, divulgada sábado

Serão premiados os parlamentares mais bem avaliados pelos eleitores, em votação na internet iniciada no último dia 1º e que será concluída no próximo dia 30, pelos jornalistas e, de maneira inédita, por um júri altamente qualificado e plural. A votação na internet é auditada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), um dos apoiadores do prêmio.

Participam do júri o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas, e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Abaixo, a relação de veículos cujos jornalistas votaram no Prêmio Congresso em Foco 2017:

A Crítica/Manaus – Sucursal Brasília, Agência Brasil, Agência Brasília, Agência do Rádio Brasileiro, Agência Radioweb, Agência Senado, Band News FM, BBC, Blog da Política Brasileira, Brasília Capital, CBN, Coluna Esplanada, Congresso em Foco, Correio Braziliense, Destak, Rádio Nacional, El País, Estadão, Folha de S.Paulo,  Gazeta do Povo, Globonews, Isto É,  Jota, O Globo, Os Divergentes, Poder360, Política Real, G1, Rádio Brasil Central/Goiás, CBN, Jovem Pan, Rádio Senado, Rádio Sociedade da Bahia, Rádio Bandeirantes, Record TV, Rede de Notícias Acaert, Rede TV, Reuters, Revista Época, TV Bandeirantes, TV Brasil, EBC, TV Câmara, TV CNT,  TV Senado e Valor Econômico.

<< Outras informações sobre o prêmio

Patrocínio:

Apoio:

Apoio Institucional:


Continuar lendo

24/09/2017 13:16
24/09/2017 10:00
24/09/2017 08:30
24/09/2017 07:30
Voltar ao topo