Menu

Quem tudo quer tudo perde

por José Wilson Granjeiro Publicado em 16/04/2017 19:35

Ter ambição é ser capaz de focar um objetivo, planejar meios de concretizá-lo e persistir na empreitada até o fim. A ambição é, portanto, uma das molas propulsoras para o sucesso. Contudo, quando é desmedida, transforma-se em algo negativo: ganância.

As últimas notícias ilustram bem como a ganância afeta a vida das pessoas. As conquistas sempre parecem pequenas para os gananciosos. Tanto é assim que eles nem sequer chegam a desfrutar a vitória. Logo já estão envolvidos com outra meta, já estão preocupados em conseguir mais. E o pior é que esse “mais” nunca é o bastante.

Por isso, meu conselho é: seja objetivo e firme em sua escolha. Aptidões, vocação, experiência e interesses são aspectos prioritários que devem ser levados em consideração quando você tiver de decidir por uma carreira pública. As características individuais podem fazer grande diferença, seja na preparação para o concurso, seja na adaptação ao cargo, seja no resultado do estágio probatório e, por consequência, na promoção e progressão na carreira abraçada.

Agência Brasil

Granjeiro: “The Mona Lisa”

Trace metas razoáveis e que possam ser atingidas no curto, no médio e no longo prazo. Classificar-se dentro do número de vagas só depende de você e de sua capacidade de se planejar. Tenha certeza: a oportunidade surgirá para quem estiver preparado e realmente merecer o cargo. Afinal, pessoas assim nunca desistem, pois sabem que, para chegar ao topo de uma escada é preciso subir um degrau de cada vez.

Diversos provérbios ecoam essas minhas palavras. Eis alguns deles:

“São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.” (Provérbio 1:19)

“O preguiçoso cobiça, mas nada obtém. É o desejo dos homens diligentes que é satisfeito.” (Provérbio 13:4)

“A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada.” (Provérbio 20:21).

Desejaremos as coisas e as conquistaremos com trabalho ético, com sacrifícios, com dor, com fé, e merecedores de cada uma delas.

FELIZ PÁSCOA!

Mais sobre serviço público

Continuar lendo

20/09/2017 21:37
20/09/2017 21:25
20/09/2017 19:53
20/09/2017 19:15
Voltar ao topo